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Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

SOUSA, Robson Simplicio de  y  GALIAZZI, Maria do Carmo. O jogo da compreensão na análise textual discursiva em pesquisas na educação em ciências: revisitando quebra-cabeças e mosaicos. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.3, pp.799-814. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180030016.

Analisaram-se dezesseis resumos de teses defendidas entre 2012 e 2017 em um Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, que usaram a metodologia Análise Textual Discursiva (ATD) a partir da pergunta fenomenológica: "O que é isto que se mostra acerca da metodologia ATD nos resumos de teses em Educação em Ciências?" Partiu-se de um exercício fenomenológico, seguido de uma análise hermenêutica, com busca da etimologia das palavras para ampliar significados na linguagem. Como resultado, chegou-se às categorias: "O quebra-cabeças: a descrição e as teorias a priori como pré-compreensões" e "O mosaico: o movimento para compreensão". Compreendeu-se que fazer pesquisa com a ATD envolve procedimentos analíticos de cunho fenomenológico-hermenêutico que consistem na descrição do fenômeno percebido, seguida do movimento de análise na espiral hermenêutica. Buscou-se, com isto, a fusão de horizontes sobre a temática, adensando a compreensão de que a ATD é uma metodologia cada vez mais inserida na hermenêutica gadameriana.

Palabras clave : Análise textual discursiva; Teses; Educação em ciências; Hermenêutica; Fenomenologia.

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