SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Criatividade e silêncio: encontros e desencontros entre os saberes tradicionais e o conhecimento científico em um curso de licenciatura indígena na Universidade Federal de Minas GeraisPlanejamento de uma sequência didática sobre energia elétrica na perspectiva CTS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

VERASZTO, Estéfano Vizconde et al. Avaliação de concepções a respeito da construção de conhecimentos científicos por cegos congênitos: uma abordagem através do método de Análise de Correspondência. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.4, pp.837-857. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180040003.

A inclusão de alunos com necessidades especiais no ambiente escolar é um dos desafios atuais da educação brasileira. Conhecer como alunos de licenciatura percebem a inclusão pode contribuir para a construção de soluções que tornem o processo mais próximo do ideal. Assim, este trabalho apresenta um estudo sobre as concepções que futuros professores, graduandos em licenciatura em ciências, têm a respeito da construção de conhecimentos científicos por cegos congênitos, em particular, a respeito da compreensão do conceito de luz. As opiniões coletadas foram tratadas sob o ponto de vista estatístico, através do método de Análise de Correspondência. Os resultados obtidos mostram que não há um consenso definitivo a respeito da compreensão e construção do conceito de luz por cegos congênitos, indicando a necessidade de desenvolvimento de intervenções educativas mais adequadas no processo de formação de professores, tendo em vista a formação de educadores capazes de consolidar a inclusão escolar.

Palabras clave : Educação inclusiva; Cegueira congênita; Formação de professores; Análise estatística; Educação especial.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )