SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Planejamento de uma sequência didática sobre energia elétrica na perspectiva CTSAbordagem CTS em manuais escolares de Química do 10º ano em Portugal: um estudo de avaliação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

FERNANDES, Isabel Marília Borges; PIRES, Delmina Maria  y  DELGADO-IGLESIAS, Jaime. Perspetiva Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente (CTSA) nos manuais escolares portugueses de Ciências Naturais do 6º ano de escolaridade. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.4, pp.875-890. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180040005.

Tal como a nível internacional, também em Portugal é grande a importância atribuída ao manual escolar, reconhecido como um dos recursos mais utilizado por professores e alunos. Por isso, o manual escolar converteu-se num objeto de estudo de diversas investigações no âmbito da Didática das Ciências. Uma das linhas de investigação diz respeito ao enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA), considerado por muitos investigadores como uma das tendências atuais do ensino das ciências capaz de desenvolver a literacia científica dos alunos. Neste estudo, essencialmente qualitativo, construiu-se e aplicou-se um instrumento de análise para perceber se os manuais escolares portugueses de Ciências Naturais do 6.º ano exploram os conteúdos científicos relacionando-os com a tecnologia, a sociedade e o ambiente e se apresentam atividades de índole CTSA. Os resultados mostram que o enfoque CTSA está incorporado nos manuais analisados, mas de forma insuficiente e pouco explorada.

Palabras clave : CTSA; Manual escolar; Educação básica; Portugal; Literacia científica; Educação científica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )