SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue4Perspective Environment, Science, Technology, Society (ESTS) in school textbooks of Natural Sciences of the 6th gradeConceptions of teachers of São Luís and Coimbra in planning Physics classes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

OLIVEIRA, Eniz Conceição; GUERRA, Cecília; COSTA, Nilza  and  PINO, José Claudio Del. Abordagem CTS em manuais escolares de Química do 10º ano em Portugal: um estudo de avaliação. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.4, pp.891-910. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180040006.

A abordagem educativa da Ciência, numa perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), preconiza um ensino centrado no desenvolvimento de competências transversais dos alunos, como, por exemplo, espírito crítico, resolução de problemas, aplicação de conhecimento científico e tecnológico em situações do cotidiano. O presente estudo é parte de uma investigação que teve como objetivo avaliar se Manuais Escolares de Química do 10º ano mais adotados em Portugal exploravam os conteúdos e apresentavam atividades que buscassem o estabelecimento das relações CTS. O estudo mostra que a visão integrada da Ciência, nas suas relações com a Tecnologia e a Sociedade, não era muito evidente nos manuais analisados, o que sugere a necessidade de os professores desenvolverem recursos didáticos com uma orientação CTS.

Keywords : Ensino de química; CTS; Manual escolar; Ensino médio; Avaliação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )