SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Abordagem CTS em manuais escolares de Química do 10º ano em Portugal: um estudo de avaliaçãoContribuciones de la etnografía a la comprensión del proceso de formación de profesores de Física en servicio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

LIMA, Maria Consuelo Alves; LIMA, Raysa Myrelle Soares  y  DAMIAO, Maria Helena. Concepções de professores de São Luís e de Coimbra em planejamento de aulas de Física. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.4, pp.911-926. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180040007.

Este texto traz um estudo exploratório sobre concepções de práticas docentes no ensino de Física de professores brasileiros e portugueses em efetiva regência de classe, em escolas públicas da educação básica em São Luís (Maranhão, Brasil) e em Coimbra (Portugal). As concepções foram formalizadas a partir de entrevistas com esses professores e analisadas segundo noções da Análise de Discurso de origem francesa, considerando as condições desses professores para identificar aspectos que, por terem as implicações desejadas para a aprendizagem de seus alunos, consideram importantes no momento do planejamento de suas aulas. Os resultados das análises destacam que os discursos dos professores portugueses e brasileiros manifestam tendências ao uso de referenciais metodológicos de ensino, sem restrições a possibilidades de diferentes abordagens pedagógicas.

Palabras clave : Concepções de ensino; Ensino de Física; Formação de professor; Brasil; Portugal.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )