SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue4Contributions of Ethnography for understanding the training process of In-service Physics teachersStyle of thought of teachers of the area of Natural Sciences and the process of shared autonomy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

SOUZA, Rosilene Ventura de  and  SANTOS, Bruno Ferreira dos. A exigência conceitual na prática pedagógica de dois professores de Química que ensinam Química e Física. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.4, pp.945-958. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180040009.

Este artigo apresenta uma pesquisa sobre os níveis de exigência conceitual da prática pedagógica de dois professores que lecionam Química e Física no Ensino Médio regular. Esses professores são formados em Química, mas também ensinam Física, uma prática comum nas escolas públicas brasileiras, relacionada com o déficit de professores de Ciências. A pesquisa foi realizada em duas escolas urbanas e envolveu a observação participante em sala de aula. Para a coleta de dados, utilizamos gravadores de áudio, diário de campo e entrevistas semiestruturadas. Nossa pesquisa está subordinada à teoria do discurso pedagógico de Basil Bernstein e à noção de exigência conceitual proposta por Ana Maria Morais e seus colaboradores. Nossos resultados apontam que as práticas pedagógicas de tais professores apresentam uma baixa exigência conceitual nas duas disciplinas que lecionam, sendo a formação inicial e o nível socioeconômico dos estudantes fatores que contribuem para essa característica.

Keywords : Prática pedagógica; Conceitos; Ensino médio; Ensino de química; Ensino de física.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )