SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Contribuciones de la etnografía a la comprensión del proceso de formación de profesores de Física en servicioEstilos de pensamento de professores da área de Ciências da Natureza e o processo de autonomia compartilhada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

SOUZA, Rosilene Ventura de  y  SANTOS, Bruno Ferreira dos. A exigência conceitual na prática pedagógica de dois professores de Química que ensinam Química e Física. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.4, pp.945-958. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180040009.

Este artigo apresenta uma pesquisa sobre os níveis de exigência conceitual da prática pedagógica de dois professores que lecionam Química e Física no Ensino Médio regular. Esses professores são formados em Química, mas também ensinam Física, uma prática comum nas escolas públicas brasileiras, relacionada com o déficit de professores de Ciências. A pesquisa foi realizada em duas escolas urbanas e envolveu a observação participante em sala de aula. Para a coleta de dados, utilizamos gravadores de áudio, diário de campo e entrevistas semiestruturadas. Nossa pesquisa está subordinada à teoria do discurso pedagógico de Basil Bernstein e à noção de exigência conceitual proposta por Ana Maria Morais e seus colaboradores. Nossos resultados apontam que as práticas pedagógicas de tais professores apresentam uma baixa exigência conceitual nas duas disciplinas que lecionam, sendo a formação inicial e o nível socioeconômico dos estudantes fatores que contribuem para essa característica.

Palabras clave : Prática pedagógica; Conceitos; Ensino médio; Ensino de química; Ensino de física.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )