SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue4The conceptual demand in the pedagogical practice of two chemistry teachers who teach Chemistry and PhysicsArgumentation of first year High School students on the theme of "Energy": discussions in an Environmental Education perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

LEITE, Fabiane de Andrade  and  ZANON, Lenir Basso. Estilos de pensamento de professores da área de Ciências da Natureza e o processo de autonomia compartilhada. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.4, pp.959-977. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180040010.

O estudo apresenta o desenvolvimento do coletivo de pensamento de professores da área de Ciências da Natureza em um programa de formação sob a perspectiva da investigação-ação emancipatória. Com o objetivo de analisar sentidos expressos pelos professores da área acerca do conceito de autonomia, a pesquisa delineou-se em um contexto formativo em que foram identificados dois estilos de pensamento: um conservador, que expressa um sentido de autonomia unilateral, e outro transformador, em que a autonomia é compreendida como um processo compartilhado. Os estilos de pensamento analisados constituem-se como importantes propulsores de movimentos formativos, alicerçados pela perspectiva dialética, a qual auxilia na qualificação dos processos de formação na área.

Keywords : Formação de professores; Ensino de ciências; Investigação-ação; Coletivo de pensamento; Autonomia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )