SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4A exigência conceitual na prática pedagógica de dois professores de Química que ensinam Química e FísicaArgumentação de alunos da primeira série do Ensino Médio sobre o tema "Energia": discussões numa perspectiva de Educação Ambiental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

LEITE, Fabiane de Andrade  y  ZANON, Lenir Basso. Estilos de pensamento de professores da área de Ciências da Natureza e o processo de autonomia compartilhada. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.4, pp.959-977. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180040010.

O estudo apresenta o desenvolvimento do coletivo de pensamento de professores da área de Ciências da Natureza em um programa de formação sob a perspectiva da investigação-ação emancipatória. Com o objetivo de analisar sentidos expressos pelos professores da área acerca do conceito de autonomia, a pesquisa delineou-se em um contexto formativo em que foram identificados dois estilos de pensamento: um conservador, que expressa um sentido de autonomia unilateral, e outro transformador, em que a autonomia é compreendida como um processo compartilhado. Os estilos de pensamento analisados constituem-se como importantes propulsores de movimentos formativos, alicerçados pela perspectiva dialética, a qual auxilia na qualificação dos processos de formação na área.

Palabras clave : Formação de professores; Ensino de ciências; Investigação-ação; Coletivo de pensamento; Autonomia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )