SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue4Style of thought of teachers of the area of Natural Sciences and the process of shared autonomyTeaching and learning approaches: theoretical perspectives to develop research in science education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

GALVAO, Idmaura Calderaro Martins; SPAZZIANI, Maria de Lourdes  and  MONTEIRO, Isabel Cristina de Castro. Argumentação de alunos da primeira série do Ensino Médio sobre o tema "Energia": discussões numa perspectiva de Educação Ambiental. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.4, pp.979-991. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180040011.

O presente artigo apresenta uma análise de argumentações produzidas por alunos acerca do tema "Energia: produção, usos e impactos ambientais", com o objetivo de contribuir para os estudos sobre a temática Educação Ambiental no Ensino Básico. Os conceitos teóricos que embasam nosso estudo estão relacionados ao processo de interações sociais, na perspectiva vigotskiana, e à produção de argumentos, a partir do padrão de Toulmin. Os dados apresentados nessa pesquisa foram coletados com alunos da primeira série do Ensino Médio na disciplina de Física, de uma escola pública do Estado de São Paulo. O estudo traz evidências de que o trabalho em sala de aula promove um ambiente facilitador para o surgimento de argumentações válidas, e favorece a implementação do processo de Educação Ambiental com o enfoque crítico.

Keywords : Educação ambiental; Argumentação científica; Ensino básico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )