SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Estilos de pensamento de professores da área de Ciências da Natureza e o processo de autonomia compartilhadaEnfoques de enseñanza y enfoques de aprendizaje: perspectivas teóricas promisorias para el desarrollo de investigaciones en educación en ciencias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

GALVAO, Idmaura Calderaro Martins; SPAZZIANI, Maria de Lourdes  y  MONTEIRO, Isabel Cristina de Castro. Argumentação de alunos da primeira série do Ensino Médio sobre o tema "Energia": discussões numa perspectiva de Educação Ambiental. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.4, pp.979-991. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180040011.

O presente artigo apresenta uma análise de argumentações produzidas por alunos acerca do tema "Energia: produção, usos e impactos ambientais", com o objetivo de contribuir para os estudos sobre a temática Educação Ambiental no Ensino Básico. Os conceitos teóricos que embasam nosso estudo estão relacionados ao processo de interações sociais, na perspectiva vigotskiana, e à produção de argumentos, a partir do padrão de Toulmin. Os dados apresentados nessa pesquisa foram coletados com alunos da primeira série do Ensino Médio na disciplina de Física, de uma escola pública do Estado de São Paulo. O estudo traz evidências de que o trabalho em sala de aula promove um ambiente facilitador para o surgimento de argumentações válidas, e favorece a implementação do processo de Educação Ambiental com o enfoque crítico.

Palabras clave : Educação ambiental; Argumentação científica; Ensino básico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )