SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue4Teaching and learning approaches: theoretical perspectives to develop research in science educationConceptions of teaching and learning Natural Sciences in early childhood educators in Chile and their relationships with models of scientific rationality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

MARTINS, Reane Fonseca; MORO, Luciana  and  MORTIMER, Eduardo Fleury. O uso de Relações Pedagógicas em aulas de Patologia Geral: materialização do elo com o currículo e a profissão. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.4, pp.1013-1027. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180040013.

O objetivo desse artigo é identificar e quantificar se os professores materializam o elo que a Patologia Geral representa entre as disciplinas básicas e as profissionalizantes, e se eles reconhecem esse feito. Usamos um referencial teórico-metodológico que analisa relações pedagógicas (RP) para avaliar aulas de cinco professores de Patologia Geral de uma universidade pública federal. Para tanto, escolhemos aulas gravadas em vídeo, cuja sequência didática foi a de neoplasia. Adicionalmente, fizemos entrevistas semiestruturadas com os cinco professores. Observamos que os professores efetuam as RPs idiossincraticamente. As RPs macro e os exemplos contextualizados na profissão, que evidenciam a materialização do elo, ocorrem em menor número que as demais relações pedagógicas. Concluímos que, como as RPs que efetivam o elo ocorrem em menor frequência, justifica-se, em parte, o desinteresse de alguns estudantes nas aulas de Patologia Geral.

Keywords : Ensino de patologia; Ensino superior; Relações pedagógicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )