SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Enfoques de enseñanza y enfoques de aprendizaje: perspectivas teóricas promisorias para el desarrollo de investigaciones en educación en cienciasConcepciones sobre enseñanza y aprendizaje de las Ciencias Naturales de educadoras de párvulos en formación en Chile y sus relaciones con modelos de racionalidad científica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

MARTINS, Reane Fonseca; MORO, Luciana  y  MORTIMER, Eduardo Fleury. O uso de Relações Pedagógicas em aulas de Patologia Geral: materialização do elo com o currículo e a profissão. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.4, pp.1013-1027. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180040013.

O objetivo desse artigo é identificar e quantificar se os professores materializam o elo que a Patologia Geral representa entre as disciplinas básicas e as profissionalizantes, e se eles reconhecem esse feito. Usamos um referencial teórico-metodológico que analisa relações pedagógicas (RP) para avaliar aulas de cinco professores de Patologia Geral de uma universidade pública federal. Para tanto, escolhemos aulas gravadas em vídeo, cuja sequência didática foi a de neoplasia. Adicionalmente, fizemos entrevistas semiestruturadas com os cinco professores. Observamos que os professores efetuam as RPs idiossincraticamente. As RPs macro e os exemplos contextualizados na profissão, que evidenciam a materialização do elo, ocorrem em menor número que as demais relações pedagógicas. Concluímos que, como as RPs que efetivam o elo ocorrem em menor frequência, justifica-se, em parte, o desinteresse de alguns estudantes nas aulas de Patologia Geral.

Palabras clave : Ensino de patologia; Ensino superior; Relações pedagógicas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )