SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue4Conceptions of teaching and learning Natural Sciences in early childhood educators in Chile and their relationships with models of scientific rationalityThe use of the notion of relation to knowledge (rapport au savoir) in the context of Mathematics Teaching: Mapping in bibliographic references author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

SOUZA, Pedro Henrique Ribeiro de  and  ROCHA, Marcelo Borges. O caráter híbrido dos textos de divulgação científica inseridos em livros didáticos. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.4, pp.1043-1063. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320180040015.

Textos de Divulgação científica (DC) são utilizados no ensino de Ciências para contextualizar o conteúdo escolar, auxiliando no processo de alfabetização científica e tecnológica. Os livros didáticos (LDs) de Ciências e de Biologia podem inserir esses textos, selecionados para diversificar suas fontes de informação. Este trabalho analisou 60 textos de DC em sete LDs de Biologia para o ensino médio, verificando que a maioria sofreu processos de reelaboração discursiva, em especial de eliminação, e alteração no sentido das imagens. Compreende-se que os textos inseridos apresentam caráter híbrido, apresentando características didáticas e de DC, pois os autores dos LDs não os transformam em textos didáticos. Conclui-se que é imprescindível a leitura desses textos pelos professores para identificar o grau de comprometimento da visão de natureza da ciência após a inserção no LD e discutir isso com os estudantes em sala de aula.

Keywords : Divulgação científica; Livro didático; Ensino de biologia; Discurso; Alfabetização científica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )