SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Evasão ou mobilidade: conceito e realidade em uma licenciaturaOs saberes e a trama do ensino de Biologia Celular no nível médio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

DURO, Mariana Lima  y  DORNELES, Beatriz Vargas. Diferentes habilidades de estimativa: um estudo de comparação entre desempenho em tarefas. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.1, pp.43-56.  Epub 28-Jun-2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190010004.

Resumo: O presente estudo relacionou a precisão da estimativa numérica em dois testes de desempenho em estimativa numérica: o Teste de Estimativa Numérica de Quantidades (TENQ) e o Teste de Estimativa na Reta Numérica (TERN) de alunos do 5º e 6º ano escolar, de uma escola pública e outra particular de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul (RS). O principal objetivo desse estudo foi verificar em qual tarefa de estimativa as crianças apresentam maior precisão, considerando que as tarefas envolvem habilidades distintas. Os dados indicam que as crianças realizam estimativas mais precisas quando a tarefa envolve quantidades discretas do que quando precisam estimar os numerais posicionando-os em uma reta numérica, sugerindo que as tarefas requerem diferentes funções cognitivas, mesmo que apresentada moderada correlação entre elas, para escalas numéricas maiores.

Palabras clave : Ensino de matemática; Estimativa numérica; Reta numérica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )