SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Diferentes habilidades de estimativa: um estudo de comparação entre desempenho em tarefasInéditos-viáveis na formação continuada de educadoras matemáticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

VIGARIO, Ana Flavia  e  CICILLINI, Graça Aparecida. Os saberes e a trama do ensino de Biologia Celular no nível médio. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.1, pp.57-74.  Epub 02-Jan-2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190010005.

Resumo: Neste trabalho buscamos compreender como ocorre o rofes de Biologia Celular nas escolas públicas de rofes médio, visto que o conteúdo é necessário para a compreensão da vida. A pesquisa, de natureza rofessors , utilizou diferentes instrumentos e metodologias, tais como questionários, cursos de formação continuada, acompanhamento da prática pedagógica e grupo focal. Analisamos os questionários e as falas de rofessors/as e alunos/as, triangulando as informações. Foi possível verificar que a maior parte dos/as estudantes concebia célula como estrutura microscópica, apresentava dificuldade em diferenciar célula vegetal e animal e abordava os conteúdos isolando a morfologia da fisiologia rofesso. Nas concepções dos/as rofess, muitas vezes semelhantes às dos/as educandos/as, também havia distorções conceituais. Assim, na prática pedagógica rofessor, o/a professor/a deve trabalhar os conteúdos de Biologia Celular, de modo a torná-los mais significativos à aprendizagem dos/as discentes na construção diária da rofes e na ressignificação do conhecimento.

Palavras-chave : Ensino de biologia rofesso; Ensino médio; Conhecimento; Formação de professors.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )