SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Social movements and environmental education research: a study on Brazilian theses and dissertationsThe perception of childhood educators about food and nutrition education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

SOUZA, Cássia Luã Pires de  and  GARCIA, Rosane Nunes. Uma análise do conteúdo de Botânica sob o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.1, pp.111-130.  Epub Jan 02, 2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190010008.

Resumo: Este trabalho objetivou verificar os conteúdos de Botânica em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio, analisando se o material segue o ensino sob o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Pelo método da análise de conteúdo, categorias foram estabelecidas conforme documento avaliativo oficial dos livros e referencial teórico do ensino com enfoque CTS, para que excertos relacionados aos conteúdos inicial, principal, complementar e exercícios dos livros fossem classificados. Nesses livros didáticos, observou-se uma preocupação em adequar seu conteúdo a documentos oficiais e em apresentar aspectos relacionados ao ensino com enfoque CTS. Entretanto, o conteúdo principal ainda prioriza um ensino de caráter conceitual. É fundamental a reformulação na escrita desses livros, para que um ensino diferenciado, como é o ensino sob o enfoque CTS, voltado ao desenvolvimento da Alfabetização Científica dos estudantes, possa efetivamente contribuir para a formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade.

Keywords : Livro didático. Ensino da botânica. Ensino médio. Ciência; tecnologia e sociedade. CTS.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )