SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1The perception of childhood educators about food and nutrition educationRap in Science and Technology Teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

SILVA, Luciano Fernandes et al. Elementos da abordagem temática no Ensino Médio: sinalizações para formação de professoras e de professores. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.1, pp.145-161.  Epub Jan 02, 2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190010010.

Resumo: Neste trabalho identificam-se elementos que caracterizam a abordagem de temas inseridos na ação de professoras e professores que cursaram Licenciatura em Física e que participaram, ao longo do processo formativo, de discussões sobre Abordagem Temática. A investigação é de natureza qualitativa, sendo utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas, assim como entrevistas semiestruturadas. Participaram de todas as etapas desta investigação dezoito sujeitos de oito instituições de Ensino Superior brasileiras. A análise dos dados foi realizada com base nos princípios da análise de conteúdo, a partir de duas categorias: natureza do tema e critérios de seleção das temáticas. Dentre os resultados, destaca-se que os e as docentes, predominantemente, têm desenvolvido temáticas contextuais selecionadas a partir do interesse e/ou do cotidiano dos(as) estudantes, indicando preocupação com a significação dos conceitos científicos escolares a partir do estabelecimento de relações entre aspectos da vivência da(o) aluna(o) e do conteúdo conceitual escolar.

Keywords : Abordagem temática; Ensino de física; Formação de professores; Ensino médio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )