SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Percepção de educadores infantis sobre educação alimentar e nutricionalO Rap na Educação Científica e Tecnológica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

SILVA, Luciano Fernandes et al. Elementos da abordagem temática no Ensino Médio: sinalizações para formação de professoras e de professores. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.1, pp.145-161.  Epub 02-Ene-2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190010010.

Resumo: Neste trabalho identificam-se elementos que caracterizam a abordagem de temas inseridos na ação de professoras e professores que cursaram Licenciatura em Física e que participaram, ao longo do processo formativo, de discussões sobre Abordagem Temática. A investigação é de natureza qualitativa, sendo utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas, assim como entrevistas semiestruturadas. Participaram de todas as etapas desta investigação dezoito sujeitos de oito instituições de Ensino Superior brasileiras. A análise dos dados foi realizada com base nos princípios da análise de conteúdo, a partir de duas categorias: natureza do tema e critérios de seleção das temáticas. Dentre os resultados, destaca-se que os e as docentes, predominantemente, têm desenvolvido temáticas contextuais selecionadas a partir do interesse e/ou do cotidiano dos(as) estudantes, indicando preocupação com a significação dos conceitos científicos escolares a partir do estabelecimento de relações entre aspectos da vivência da(o) aluna(o) e do conteúdo conceitual escolar.

Palabras clave : Abordagem temática; Ensino de física; Formação de professores; Ensino médio.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )