SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Thematic approach in High School: signposts for Teacher EducationGraduate students’ perceptions of changes in climate and their related impacts: a case study in the Federal District author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

GANHOR, João Paulo. O Rap na Educação Científica e Tecnológica. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.1, pp.163-180.  Epub Jan 02, 2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190010011.

Resumo: Em atividades de ensino e pesquisa vimos apontando a necessidade de pensar as especificidades de uma Educação Científica e Tecnológica em periferias urbanas. No presente trabalho refletimos acerca da pertinência do Rap para essa finalidade. Buscamos responder aos seguintes questionamentos: quais possibilidades de construção de sentidos sobre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) podem ser desencadeadas a partir do Rap? Elas podem favorecer deslocamentos de sentidos que contribuam para uma educação transformadora? Para isso, realizamos uma ampla busca em músicas de grupos do Rap nacional de referentes atrelados à CTS e seus inter-relacionamentos com grupos societários. Como referencial teórico-metodológico adotamos inspirações da Análise do Discurso (AD) da escola francesa preconizada por Michel Pêcheux e leituras emergidas dos Estudos CTS. Foram propostas oito possíveis temáticas que procuram ilustrar as possibilidades desencadeadas a partir da realização dos trabalhos. Desejamos que isso se constitua como rico material paradidático para elaboração de práticas pedagógicas mais espaço-temporalmente referenciadas.

Keywords : Educação científica; Prática pedagógica; Hip hop; Rap; Material paradidático.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )