SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Elementos da abordagem temática no Ensino Médio: sinalizações para formação de professoras e de professoresPercepções de universitários sobre as mudanças climáticas e seus impactos: estudo de caso no Distrito Federal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

GANHOR, João Paulo. O Rap na Educação Científica e Tecnológica. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.1, pp.163-180.  Epub 02-Ene-2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190010011.

Resumo: Em atividades de ensino e pesquisa vimos apontando a necessidade de pensar as especificidades de uma Educação Científica e Tecnológica em periferias urbanas. No presente trabalho refletimos acerca da pertinência do Rap para essa finalidade. Buscamos responder aos seguintes questionamentos: quais possibilidades de construção de sentidos sobre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) podem ser desencadeadas a partir do Rap? Elas podem favorecer deslocamentos de sentidos que contribuam para uma educação transformadora? Para isso, realizamos uma ampla busca em músicas de grupos do Rap nacional de referentes atrelados à CTS e seus inter-relacionamentos com grupos societários. Como referencial teórico-metodológico adotamos inspirações da Análise do Discurso (AD) da escola francesa preconizada por Michel Pêcheux e leituras emergidas dos Estudos CTS. Foram propostas oito possíveis temáticas que procuram ilustrar as possibilidades desencadeadas a partir da realização dos trabalhos. Desejamos que isso se constitua como rico material paradidático para elaboração de práticas pedagógicas mais espaço-temporalmente referenciadas.

Palabras clave : Educação científica; Prática pedagógica; Hip hop; Rap; Material paradidático.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )