SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1O Rap na Educação Científica e TecnológicaPadrões de prática no ensino de ciências pela utilização de um instrumento designado radiografia da prática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

MESQUITA, Patrícia dos Santos; BRAZ, Vívian da Silva; MORIMURA, Michelle Midori  y  BURSZTYN, Marcel. Percepções de universitários sobre as mudanças climáticas e seus impactos: estudo de caso no Distrito Federal. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.1, pp.181-198.  Epub 02-Ene-2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190010012.

As atividades humanas vêm alterando o meio ambiente e contribuindo para a aceleração das mudanças climáticas (MC). Diante disso, é necessária a compreensão de como novas percepções podem resultar em ações em prol do ambiente, além do papel da educação ambiental nessa equação. Logo, foram aplicados 1526 questionários objetivando compreender a percepção de universitários sobre os impactos das MC em diferentes setores da sociedade e extratos sociais, além de outras crenças pessoais. Observou-se a necessidade de maior abordagem de conhecimentos ambientais, com a inserção desses temas nos currículos de todos os níveis de ensino, em consonância com a lei 9795/99. Além disso, o limitado conhecimento sobre a ligação entre informação, percepção e ações de enfrentamento às mudanças no clima, indica a necessidade de desenvolvimento de mais pesquisas que possam explorar como a melhor qualidade de ensino na educação ambiental e climática pode auxiliar nas percepções e ações em prol das políticas públicas de adaptação e mitigação.

Palabras clave : Educação ambiental; Mudança climática; Currículo; Meio ambiente e educação; Estudante universitário.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )