SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Graduate students’ perceptions of changes in climate and their related impacts: a case study in the Federal DistrictThe characteristics of national and international research on controversial themes in Science Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

CARMO, José Manuel. Padrões de prática no ensino de ciências pela utilização de um instrumento designado radiografia da prática. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.1, pp.199-213.  Epub June 28, 2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190010013.

O artigo descreve uma proposta de instrumento para a recolha de uma descrição operacional da prática de professores que permita aceder aos acontecimentos pedagógicos essenciais que estruturam as suas práticas, ao osso físico da sua teoria prática que se designa radiografia da prática. A metodologia anteriormente proposta para identificar as sequências pedagógicas dos professores é, neste trabalho, utilizada como matriz interpretativa pelo investigador das descrições da prática dos professores, experimentando a sua utilidade e contribuindo para a validação dos pressupostos na sua construção. No artigo descreve-se o procedimento metodológico na sua aplicação a um conjunto de professores, o processo de inferência pelo investigador e exemplos dos padrões de prática encontrados no grupo estudado: um padrão mais radicalmente transmissivo, um padrão transmissivo baseado numa atividade prática e um padrão com marcas construtivistas.

Keywords : Sequências pedagógicas; Método construtivista; Ensino de ciências; Prática de ensino; Metodologia do ensino.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )