SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Percepções de universitários sobre as mudanças climáticas e seus impactos: estudo de caso no Distrito FederalCaracterísticas de pesquisas nacionais e internacionais sobre temas controversos na Educação Científica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

CARMO, José Manuel. Padrões de prática no ensino de ciências pela utilização de um instrumento designado radiografia da prática. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.1, pp.199-213.  Epub 28-Jun-2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190010013.

O artigo descreve uma proposta de instrumento para a recolha de uma descrição operacional da prática de professores que permita aceder aos acontecimentos pedagógicos essenciais que estruturam as suas práticas, ao osso físico da sua teoria prática que se designa radiografia da prática. A metodologia anteriormente proposta para identificar as sequências pedagógicas dos professores é, neste trabalho, utilizada como matriz interpretativa pelo investigador das descrições da prática dos professores, experimentando a sua utilidade e contribuindo para a validação dos pressupostos na sua construção. No artigo descreve-se o procedimento metodológico na sua aplicação a um conjunto de professores, o processo de inferência pelo investigador e exemplos dos padrões de prática encontrados no grupo estudado: um padrão mais radicalmente transmissivo, um padrão transmissivo baseado numa atividade prática e um padrão com marcas construtivistas.

Palabras clave : Sequências pedagógicas; Método construtivista; Ensino de ciências; Prática de ensino; Metodologia do ensino.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )