SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Padrões de prática no ensino de ciências pela utilização de um instrumento designado radiografia da práticaInfluência do estágio supervisionado e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na motivação de futuros professores de Biologia pela docência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

SAUCEDO, Kellys Regina Rodio  y  PIETROCOLA, Maurício. Características de pesquisas nacionais e internacionais sobre temas controversos na Educação Científica. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.1, pp.215-233.  Epub 02-Ene-2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190010014.

Nessa pesquisa analisamos os perfis qualitativos de pesquisas nacionais e internacionais sobre temas controversos na produção em Educação Científica. Em termos metodológicos exploramos 120 publicações, na íntegra, originadas da consulta às Atas das edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e à biblioteca virtual Education Resources Information Center (ERIC). Os resultados da investigação nos indicaram uma lacuna preocupante na produção do conhecimento relativo ao Ensino Fundamental, sobretudo nos anos iniciais em ambos os perfis, e a concentração das controvérsias em tópicos da área da Biologia, se comparada às áreas de Física e Química. Destacamos, ainda, a emergência de uma nova perspectiva de análise com foco nas emoções, em um conjunto de artigos de âmbito internacional, que pode, também, vir a constituir um quadro de interesse para futuras pesquisas acadêmicas nacionais.

Palabras clave : Educação científica; Ensino fundamental; CTS; Pesquisa científica; Produção científica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )