SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1The characteristics of national and international research on controversial themes in Science EducationCrossing Physics contents in High School: the greenhouse effect caused by livestock-farming author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

MORAES, Camile Barbosa; GUZZI, Mara Eugênia Ruggiero de  and  SA, Luciana Passos. Influência do estágio supervisionado e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na motivação de futuros professores de Biologia pela docência. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.1, pp.235-253.  Epub Jan 02, 2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190010015.

Neste trabalho analisamos como as experiências formativas oferecidas por um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, com ênfase no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Estágio Supervisionado motivaram os estudantes pela carreira docente na educação básica. Para tanto, a Teoria da Motivação da Autodeterminação foi adotada como referencial teórico. Os dados analisados são oriundos de narrativas autobiográficas de seis graduandos, obtidas a partir de entrevistas individuais, analisadas por meio da Análise Interpretativa. Nos resultados apresentamos e discutimos os principais elementos que motivaram ou desmotivaram os estudantes em ambas as experiências vivenciadas, resultando no maior ou menor interesse desses pela docência na Educação Básica.

Keywords : Formação de professores; Estágio supervisionado; PIBID; Narrativa autobiográfica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )