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Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

MORAES, Camile Barbosa; GUZZI, Mara Eugênia Ruggiero de  y  SA, Luciana Passos. Influência do estágio supervisionado e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na motivação de futuros professores de Biologia pela docência. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.1, pp.235-253.  Epub 02-Ene-2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190010015.

Neste trabalho analisamos como as experiências formativas oferecidas por um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, com ênfase no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Estágio Supervisionado motivaram os estudantes pela carreira docente na educação básica. Para tanto, a Teoria da Motivação da Autodeterminação foi adotada como referencial teórico. Os dados analisados são oriundos de narrativas autobiográficas de seis graduandos, obtidas a partir de entrevistas individuais, analisadas por meio da Análise Interpretativa. Nos resultados apresentamos e discutimos os principais elementos que motivaram ou desmotivaram os estudantes em ambas as experiências vivenciadas, resultando no maior ou menor interesse desses pela docência na Educação Básica.

Palabras clave : Formação de professores; Estágio supervisionado; PIBID; Narrativa autobiográfica.

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