SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1The influence of supervised training and of the Institutional Scholarship Program for Initial Teaching (PIBID) on the motivation of future teachers of Biology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

DE-CARVALHO, Roberth  and  MATEI, Ana Paula. Transversalizando conteúdos de Física no ensino médio: o efeito estufa causado pela pecuária. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.1, pp.255-266.  Epub Jan 02, 2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190010016.

Transversalizar conteúdos em Ciências da Natureza requer um trabalho pedagógico atento de contextualização com a realidade vivencial dos educandos. Nesse sentido, por sequenciamento de ações didáticas no Ensino de Física, compôs-se uma estratégia psicopedagógica com o objetivo de desenvolver uma consciência crítica em um grupo de estudantes de Ensino Médio noturno, abordando uma questão socioambiental: o efeito estufa decorrente de atividades pecuaristas. Em uma abordagem qualitativa e com procedimentos de pesquisa participante, implementou-se um Plano de Ações Pedagógicas Transversais (PAPT) em uma escola pública do município de Blumenau, em Santa Catarina, a partir do qual foram aperfeiçoadas as representações socioambientais nos estudantes. Concluiu-se que o trabalho pedagógico de organização desse sequenciamento didático instigou discursos tecnocientíficos por transições de linguagem dos estudantes quanto ao consumo de animais e seus subprodutos, gerados por atividades agropecuárias, formando concepções críticas para uma cidadania ativa e participativa.

Keywords : Transversalidade; Ensino de física; Efeito estufa; Ensino médio; Ação pedagógica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )