SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Ensino de Ciências Biológicas: materiais didáticos para alunos com necessidades educativas especiaisFormação continuada de professores de ciências utilizando a Aquaponia como ferramenta didática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

MIRANDA, Leonídio Antonio Sousa de; FERREIRA, Andrea Claudia Freitas  e  DIAS, Glaecir Roseni Mundstock. Análise de conteúdo das questões de Fisiologia Humana da Prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (1998-2016). Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.2, pp.375-393.  Epub 19-Jun-2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190020007.

Sob a luz da análise quantitativa-qualitativa, este trabalho traça o perfil das questões de Fisiologia Humana abordadas no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM (1998-2016) e busca não apenas compreendê-las, mas também fornecer subsídios concisos e fidedignos para o debate acerca do tema. Ao empregar a análise de conteúdo como técnica metodológica, as questões foram categorizadas de acordo com o sistema fisiológico contextualizado e com as habilidades requeridas pelas competências 4 e 8 da Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza. Os resultados indicaram que 38 das 294 questões de Biologia analisadas exigiram conhecimentos de, pelo menos, um dos sistemas fisiológicos definidos no conteúdo programático e de, pelo menos, uma das habilidades que integram a competência 4. As questões, bastante contextualizadas, apresentaram riqueza de gráficos, tabelas e diagramas, de maneira a auxiliar na interpretação de seus enunciados, representando um mérito em exigir do candidato a análise crítica em detrimento da memorização por repetição.

Palavras-chave : Exame Nacional do Ensino Médio; Análise de questões; Biologia; Fisiologia humana; Análise de conteúdo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )