SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2The content analysis of Human Physiology questions in the Examination of Natural Sciences and their Technologies in the Exame Nacional do Ensino Médio (1998-2016)The formative potential of focal groups in the constitution of environmental educators author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

SOUZA, Rondon Tatsuta Yamane Baptista de; SOUZA, Leandro de Oliveira; OLIVEIRA, Sarah Ragonha de  and  TAKAHASHI, Erico Luis Hoshiba. Formação continuada de professores de ciências utilizando a Aquaponia como ferramenta didática. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.2, pp.395-410.  Epub June 19, 2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190020008.

Este estudo relata uma pesquisa de mestrado que teve como foco desenvolver a formação de professores de ensino médio, procurando compreender como a Aquaponia pode dar suporte para atividades pedagógicas, enfatizando o desenvolvimento da ciência. Os resultados retratam a dificuldade de aplicar a interdisciplinaridade com projetos integrados na escola, devido à extensa carga horária de trabalho dos professores e ementas com conteúdos amplos, o que acarreta falta de tempo para planejar e realizar atividades em conjunto. Isso repercute na falta de interesse e na indisciplina dos alunos. Contudo, as avaliações finais dos professores que utilizaram o sistema foram positivas: eles ressaltaram a importância de atividades que fogem do cotidiano da sala de aula, pois as aulas diversificadas prendem a atenção dos alunos e os motivam a interagir com os professores.

Keywords : Formação continuada do professor; Ensino médio; Ensino por projetos; Aquaponia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )