SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Science teachers' continuing training using Aquaponics as a didactic toolPolitical culture, school performance and Science Education: an empirical study under Pierre Bourdieu's theory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

TULLIO, Ariane Di; HOFSTATTER, Lakshmi Juliane Vallim; SANTOS, Silvia Aparecida Martins dos  and  OLIVEIRA, Haydée Torres de. O potencial formativo dos grupos focais na constituição de educadoras/es ambientais. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.2, pp.411-429.  Epub June 19, 2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190020009.

Analisamos neste artigo o potencial formativo da técnica de grupos focais na constituição de educadores ambientais, a partir de três diferentes pesquisas pautadas na perspectiva dialógica crítica. Utilizamos a hermenêutica enquanto modo de interpretação do conjunto dos dados e percebemos, enquanto resultado, que os grupos focais não são permanentes, ao contrário, possibilitam múltiplas construções partilhadas de sentidos, podendo gerar mudanças de posturas pessoais diante da aquisição de novas informações, reflexões e argumentos. Destacamos algumas habilidades de educadoras/es ambientais, tais como a mediação, a reflexão, a criticidade, o compromisso com a transformação, a alteridade e a flexibilidade que podem ser alcançados com o grupo focal. Dessa forma, observamos o grande potencial formativo dessa técnica quando conduzida de maneira dialógica e participativa.

Keywords : Grupos focais; Educação ambiental; Pedagogia dialógica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )