SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Formação continuada de professores de ciências utilizando a Aquaponia como ferramenta didáticaCultura política, desempenho escolar e a Educação em Ciências: um estudo empírico à luz de Pierre Bourdieu índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

TULLIO, Ariane Di; HOFSTATTER, Lakshmi Juliane Vallim; SANTOS, Silvia Aparecida Martins dos  e  OLIVEIRA, Haydée Torres de. O potencial formativo dos grupos focais na constituição de educadoras/es ambientais. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.2, pp.411-429.  Epub 19-Jun-2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190020009.

Analisamos neste artigo o potencial formativo da técnica de grupos focais na constituição de educadores ambientais, a partir de três diferentes pesquisas pautadas na perspectiva dialógica crítica. Utilizamos a hermenêutica enquanto modo de interpretação do conjunto dos dados e percebemos, enquanto resultado, que os grupos focais não são permanentes, ao contrário, possibilitam múltiplas construções partilhadas de sentidos, podendo gerar mudanças de posturas pessoais diante da aquisição de novas informações, reflexões e argumentos. Destacamos algumas habilidades de educadoras/es ambientais, tais como a mediação, a reflexão, a criticidade, o compromisso com a transformação, a alteridade e a flexibilidade que podem ser alcançados com o grupo focal. Dessa forma, observamos o grande potencial formativo dessa técnica quando conduzida de maneira dialógica e participativa.

Palavras-chave : Grupos focais; Educação ambiental; Pedagogia dialógica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )