SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2La interactividad en los museos de ciencias, pivote entre expectativas y hechos empíricos: el caso del Centro Interactivo de Ciencia y Tecnología Abremate (Argentina)Manifestação de habilidades cognitivas em um curso de férias: a construção do conhecimento científico de acordo com a Aprendizagem baseada em Problemas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

SANTOS, Rosemar Ayres dos  y  AULER, Décio. Práticas educativas CTS: busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da Ciência-Tecnologia na Sociedade. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.2, pp.485-503.  Epub 19-Jun-2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190020013.

A problematização da suposta neutralidade da Ciência-Tecnologia para a constituição de uma cultura de participação em processos decisórios é fundamental. Investigamos quais os encaminhamentos em práticas educativas Ciência-Tecnologia-Sociedade, no contexto brasileiro, contemplam a presença de valores, de interesses no direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológico. Na análise do corpus, composto por artigos de edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), e de periódicos, utilizamos a Análise Textual Discursiva. Sintetizamos os resultados em: (i) superação do determinismo científico-tecnológico; (ii) valores e características de determinado espaço-tempo condicionam a agenda de pesquisa, o produto científico-tecnológico; (iii) participação social na definição da agenda de pesquisa em Ciência-Tecnologia; (iv) encaminhamentos promissores; (v) participação social limitada às implicações/impactos da Ciência-Tecnologia na Sociedade. Sinalizamos a necessidade de assumir novo objetivo em processos educativos: potencializar para a participação em processos decisórios envolvendo a formulação de políticas públicas para a Ciência-Tecnologia.

Palabras clave : Ciência; tecnologia e sociedade. Participação social. Neutralidade científica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )