SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2STS educational practices: the search for social participation beyond the assessment of impacts of Science-Technology on SocietyTeacher training in Physics and interdisciplinarity: episodes of political refractions in curricular reform narratives author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

COELHO, Antonia Ediele de Freitas  and  MALHEIRO, João Manoel da Silva. Manifestação de habilidades cognitivas em um curso de férias: a construção do conhecimento científico de acordo com a Aprendizagem baseada em Problemas. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.2, pp.505-523.  Epub June 19, 2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190020014.

Esta pesquisa trata das habilidades cognitivas manifestadas por um grupo de seis professores participantes de um curso de férias ocorrido na cidade de Belém (PA), o qual utiliza metodologias que procuram incentivar a participação mais ativa dos cursistas, por meio da realização de atividades práticas fundamentadas, principalmente, na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Dessa forma, objetivamos analisar quais os níveis de habilidades cognitivas manifestados pelos professores ao resolverem um problema real, durante a realização de atividades experimentais investigativas. Procuramos ainda ponderar em relação às perguntas elaboradas pelos monitores e sua relação intrínseca com as habilidades manifestadas pelos professores. Caracterizamos esta investigação como qualitativa, na qual utilizamos recursos como diários de campo e vídeogravações, com posterior transcrição das falas dos sujeitos para a constituição da mesma. As atividades desenvolvidas neste curso aproximam-se dos objetivos apresentados pela ABP sendo perceptível, em diversos momentos, manifestação de habilidades de níveis N4 e N5 de cognição nos participantes.

Keywords : Conhecimento científico; Processo cognitivo; Aprendizagem baseada em problemas; Curso de férias.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )