SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Práticas educativas CTS: busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da Ciência-Tecnologia na SociedadeFormação de professores de Física e interdisciplinaridade: episódios de refração de políticas em narrativas de reforma curricular índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

COELHO, Antonia Ediele de Freitas  y  MALHEIRO, João Manoel da Silva. Manifestação de habilidades cognitivas em um curso de férias: a construção do conhecimento científico de acordo com a Aprendizagem baseada em Problemas. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.2, pp.505-523.  Epub 19-Jun-2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190020014.

Esta pesquisa trata das habilidades cognitivas manifestadas por um grupo de seis professores participantes de um curso de férias ocorrido na cidade de Belém (PA), o qual utiliza metodologias que procuram incentivar a participação mais ativa dos cursistas, por meio da realização de atividades práticas fundamentadas, principalmente, na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Dessa forma, objetivamos analisar quais os níveis de habilidades cognitivas manifestados pelos professores ao resolverem um problema real, durante a realização de atividades experimentais investigativas. Procuramos ainda ponderar em relação às perguntas elaboradas pelos monitores e sua relação intrínseca com as habilidades manifestadas pelos professores. Caracterizamos esta investigação como qualitativa, na qual utilizamos recursos como diários de campo e vídeogravações, com posterior transcrição das falas dos sujeitos para a constituição da mesma. As atividades desenvolvidas neste curso aproximam-se dos objetivos apresentados pela ABP sendo perceptível, em diversos momentos, manifestação de habilidades de níveis N4 e N5 de cognição nos participantes.

Palabras clave : Conhecimento científico; Processo cognitivo; Aprendizagem baseada em problemas; Curso de férias.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )