SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2The manifestation of cognitive skills in a vacation course: the construction of scientific knowledge according to Problem based LearningRepresentational Tensions in students' Discourses while completing experimental Physics activities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

CALADO, Henrique Carvalho  and  PETRUCCI-ROSA, Maria Inês. Formação de professores de Física e interdisciplinaridade: episódios de refração de políticas em narrativas de reforma curricular. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.2, pp.523-538.  Epub June 19, 2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190020015.

A presente pesquisa focaliza o processo de reestruturação dos cursos de Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ocorrido entre 2001 e 2005, buscando compreender como a noção de interdisciplinaridade presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Formação de Professores se modifica no caminho entre políticas curriculares e histórias de vida. Foram entrevistados cinco professores que participaram de tais processos, sendo quatro deles do Instituto de Física e uma da Faculdade de Educação. A partir dessas entrevistas foram produzidas mônadas, fragmentos de histórias que representam narrativas de história de vida, e que foram justapostas às narrativas sistêmicas, próprias da esfera política governamental, a fim de dar visibilidade à refração da política na prática. Como resultado da pesquisa, em contexto analítico, identificamos quatro episódios de refração: a formação equivalente, a demanda pela interdisciplinaridade, o trabalho em áreas de conhecimento, e as condições para transformar o currículo.

Keywords : Formação de professores; Curso de licenciatura; Curso de física; Currículo; Interdisciplinaridade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )