SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Formação de professores de Física e interdisciplinaridade: episódios de refração de políticas em narrativas de reforma curricular índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

CAMPOS, Luís da Silva  y  ARAUJO, Mauro Sérgio Teixeira de. Tensões Representacionais nos Discursos dos alunos durante a realização das atividades experimentais de Física. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.2, pp.539-559.  Epub 19-Jun-2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190020016.

Baseada na teoria dos códigos de Basil Bernstein, Andréia de Oliveira propôs o conceito de Tensão nos Discursos para designar as descontinuidades entre os diferentes discursos presentes na prática educacional, marcadas pelas contradições, rupturas e dilemas gerados pelos espaços que separam as categorias de discursos especializados. Neste artigo analisamos as tensões representacionais manifestadas nos discursos dos alunos quando realizavam atividades experimentais em um laboratório didático de Física. Essas tensões se caracterizam por mostrar as contradições, rupturas, dilemas, conflitos e incertezas quando os dados provenientes das atividades experimentais são confrontados com os conceitos apresentados nas aulas teóricas, evidenciando um isolamento no discurso interno à Física. Verificamos que os estudantes manifestaram essas tensões nos momentos em que representaram as medidas com suas incertezas, transformaram as unidades de medidas e suas incertezas e ao registrarem o número de casas decimais e de algarismos significativos das medidas e de suas incertezas.

Palabras clave : Análise de discurso; Estudante universitário; Experiência de laboratório; Ensino de física.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )