SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3A significação do problema didático a partir de Potenciais Problemas Significadores: análise de uma aula investigativaArgumentação de estudantes na criação e crítica de analogias sobre o Modelo Atômico de Thomson índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

MACHADO, Juliana  y  BRAGA, Marco. A proposta da Redescrição Representacional como referencial para a conceitualização de modelos na educação científica. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.3, pp.589-606.  Epub 27-Sep-2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190030013.

Apresentamos e discutimos a proposta da Redescrição Representacional, teoria cognitiva desenvolvida pela psicóloga Annette Karmiloff-Smith que oferece um quadro explicativo sobre como a mente humana explora e organiza o conhecimento de tal modo a possibilitar um autoenriquecimento. Nessa proposta, o desenvolvimento de teorias-em-ação por parte do sujeito cognitivo é compreendido em termos de um processo reiterativo de reelaboração de suas representações internas, o qual nem sempre envolve a tomada de novas informações do ambiente externo. Neste artigo, após traçar um breve panorama dos estudos sobre a modelização do ponto de vista cognitivo, discutimos algumas possíveis contribuições da proposta da Redescrição Representacional para a compreensão do processo de conceitualização de modelos na Educação Científica, particularmente em relação ao papel atribuído por Karmiloff-Smith aos conhecimentos implícitos, à sobregeneralização e à flexibilidade cognitiva.

Palabras clave : Redescrição representacional; Desenvolvimento cognitivo; Construção de modelos; Educação em ciências.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )