SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Representational Redescription as a framework for model conceptualization in Science EducationThe planning of Chemistry teaching sequences based on the Topological Model of Teaching: potentialities of the EAR (Elaboration, Application and Re-elaboration) process on pre-service teacher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

RAMOS, Tatiana Costa; MENDONCA, Paula Cristina Cardoso  and  MOZZER, Nilmara Braga. Argumentação de estudantes na criação e crítica de analogias sobre o Modelo Atômico de Thomson. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.3, pp.607-624.  Epub Sep 30, 2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190030003.

Neste trabalho buscamos compreender como a estratégia de criação e crítica de analogias por estudantes de Química pode favorecer o engajamento em argumentação e a aprendizagem do modelo atômico de Thomson. Foi produzida uma Unidade Didática e o desenvolvimento da mesma em uma turma de 1º ano do ensino médio foi registrado em áudio e vídeo. Um estudo de caso foi desenvolvido para um grupo de estudantes. A análise do caso indica que os estudantes se envolveram em argumentação ao apresentarem as correspondências e limitações das comparações, o que favoreceu a defesa de posicionamentos, a refutação e a avaliação das ideias sobre as comparações deles. A estratégia contribuiu para a aprendizagem de aspectos complexos relacionados ao modelo, como a movimentação dos elétrons. Consideramos que essa estratégia possa ser potencialmente útil no contexto do ensino de Química.

Keywords : Argumentação; Analogia; Relações analógicas; Modelo atômico de Thomson; Ensino de química; Ensino médio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )