SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3A proposta da Redescrição Representacional como referencial para a conceitualização de modelos na educação científicaO planejamento de sequências didáticas de química fundamentadas no Modelo Topológico de Ensino: potencialidades do Processo EAR (Elaboração, Aplicação e Reelaboração) para a formação inicial de professores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

RAMOS, Tatiana Costa; MENDONCA, Paula Cristina Cardoso  y  MOZZER, Nilmara Braga. Argumentação de estudantes na criação e crítica de analogias sobre o Modelo Atômico de Thomson. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.3, pp.607-624.  Epub 30-Sep-2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190030003.

Neste trabalho buscamos compreender como a estratégia de criação e crítica de analogias por estudantes de Química pode favorecer o engajamento em argumentação e a aprendizagem do modelo atômico de Thomson. Foi produzida uma Unidade Didática e o desenvolvimento da mesma em uma turma de 1º ano do ensino médio foi registrado em áudio e vídeo. Um estudo de caso foi desenvolvido para um grupo de estudantes. A análise do caso indica que os estudantes se envolveram em argumentação ao apresentarem as correspondências e limitações das comparações, o que favoreceu a defesa de posicionamentos, a refutação e a avaliação das ideias sobre as comparações deles. A estratégia contribuiu para a aprendizagem de aspectos complexos relacionados ao modelo, como a movimentação dos elétrons. Consideramos que essa estratégia possa ser potencialmente útil no contexto do ensino de Química.

Palabras clave : Argumentação; Analogia; Relações analógicas; Modelo atômico de Thomson; Ensino de química; Ensino médio.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )