SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Argumentação de estudantes na criação e crítica de analogias sobre o Modelo Atômico de ThomsonEspiando suas imagens mentais: a técnica Report Aloud na pesquisa em Ensino de Ciências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

BEGO, Amadeu Moura; ALVES, Milena  e  GIORDAN, Marcelo. O planejamento de sequências didáticas de química fundamentadas no Modelo Topológico de Ensino: potencialidades do Processo EAR (Elaboração, Aplicação e Reelaboração) para a formação inicial de professores. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.3, pp.625-645.  Epub 30-Set-2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190030016.

Este trabalho objetiva avaliar a influência do processo de Elaboração, Aplicação e Reelaboração (EAR) no desenvolvimento da capacidade de planejamento de sequências didáticas (SDs) de professores de química em formação inicial. Realizou-se uma pesquisa documental qualitativa em duas diferentes versões das SDs de química produzidas pelos professores em formação inicial. A análise dos documentos foi baseada nos princípios do modelo topológico de ensino e em um instrumento-padrão para validação de SDs. Os dados revelaram melhorias significativas nas SDs reelaboradas as quais apresentaram uma abordagem contextualizada e problematizada dos conteúdos, além de um encadeamento mais coeso das atividades didáticas. Conclui-se que o Processo EAR pode se constituir em um importante processo de formação inicial de professores de química, uma vez que fundamenta teórica e metodologicamente o planejamento, além de propiciar ciclos expansivos de qualificação a partir da integração dialética entre teoria e prática e conhecimento específico e pedagógico.

Palavras-chave : Formação de professores; Ensino de química; Modelo topológico de ensino; Sequência didática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )