SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3The planning of Chemistry teaching sequences based on the Topological Model of Teaching: potentialities of the EAR (Elaboration, Application and Re-elaboration) process on pre-service teacher educationTeaching Nanoscience and Nanotechnology: perspectives manifested by teachers in basic and higher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

TREVISAN, Robson; SERRANO, Agostinho; WOLFF, Jeferson  and  RAMOS, Adriana. Espiando suas imagens mentais: a técnica Report Aloud na pesquisa em Ensino de Ciências. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.3, pp.647-664.  Epub Sep 30, 2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190030004.

Neste artigo apresentamos uma proposta metodológica qualitativa para a investigação em ensino de Ciências, construída a partir das premissas do método Think Aloud e da Análise Gestual Descritiva. Descrevemos, portanto, a estruturação da técnica Report Aloud, inédita no âmbito da pesquisa em ensino, e suas aplicações recentes em trabalhos inclinados ao ensino de química e de física. As principais vantagens deste delineamento metodológico são as suas potencialidades ao estabelecer um enlace entre a linguagem verbal e a gestual, manifestadas pelos sujeitos da pesquisa ao longo do processo de produção de dados, ocorrido por meio de diálogos propostos pelas investigações dentro desse universo de pesquisa. Desta forma, é possível realizar uma análise com maior acuracidade, obtendo evidências oriundas da fala, da escrita e dos gestos para a identificação de imagens mentais dos estudantes acerca de determinados conceitos científicos estudados.

Keywords : Ensino de ciências; Metodologia da pesquisa; Pesquisa qualitativa; Análise gestual descritiva; Método think aloud; Técnica report aloud.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )