SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Peeking into students’ mental imagery: the Report Aloud technique in Science Education researchWhat do the concept maps of my students reveal? Assessing declarative knowledge about the evolution of the universe author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

TOMKELSKI, Mauri Luís; SCREMIN, Greice  and  FAGAN, Solange Binotto. Ensino de Nanociência e Nanotecnologia: perspectivas manifestadas por professores da educação básica e superior. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.3, pp.665-683.  Epub Sep 30, 2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190030014.

Este artigo evidencia e discute as perspectivas de inserção de tópicos de Nanociência e Nanotecnologia (N&N) no ensino, na visão de professores. Para tanto, apoia-se nos resultados de pesquisa de natureza qualitativa, com base na análise de conteúdo, realizada com professores de matemática e de ciências da natureza dos ensinos médio e superior. Além disso, foram analisados documentos legais das áreas de N&N, nos quais esses tópicos são referenciados. Os resultados apontam três perspectivas de inserção dos tópicos de N&N nas práticas profissionais: abordagem de base para desenvolver um conteúdo, integrada a um conteúdo curricular, e suplementar às atividades de sala de aula. Nesta última perspectiva, o professor busca suplementar abordagens de sala de aula com atividades extraclasse em que é possível aprofundar os conhecimentos, com ênfase em ciência e tecnologia. Existe, portanto, amparo legal para a inserção destes tópicos de N&N, bem como necessidades sociais, econômicas e ambientais emergentes que carecem de formação profissional compatível e, consequentemente, de mais investimentos na área de educação.

Keywords : Nanociência; Nanotecnologia; Ensino médio; Ensino superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )