SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Teaching Nanoscience and Nanotechnology: perspectives manifested by teachers in basic and higher educationThe theoretical-practical unit of the didactic-formative intervention in the context of teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

CORREIA, Paulo Rogério Miranda  and  NARDI, Adriano. O que revelam os mapas conceituais dos meus alunos? Avaliando o conhecimento declarativo sobre a evolução do universo. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.3, pp.685-704.  Epub Sep 30, 2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190030008.

O uso de mapas conceituais (MCs) na avaliação apresenta dois aspectos importantes: o planejamento da tarefa a ser oferecida aos alunos e a forma de avaliação dos mapas. Quando bem planejados, o feedback do professor é oferecido rapidamente, contribuindo para o comprometimento dos alunos na revisão dos conteúdos a partir de problemas revelados pelos MCs. Nesse artigo, MCs foram avaliados comparativamente para identificar padrões de similaridade que caracterizem os níveis de conhecimento declarativo apresentados pelos alunos sobre a Astronomia e o desenvolvimento da ciência moderna. A avaliação envolveu um questionário e tarefa de mapeamento conceitual. As respostas revelaram cinco grupos com diferentes níveis de conhecimento conceitual e a análise dos MCs indicou que a proporção entre conceitos associados à astronomia clássica e à astronomia moderna, e a presença de conceitos finais múltiplos são indicadores do nível de conhecimento declarativo. Conhecer os obstáculos de aprendizagem ajuda o professor a adaptar as atividades da sua disciplina.

Keywords : Avaliação da aprendizagem; Mapa conceitual; Construção do conhecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )