SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3What do the concept maps of my students reveal? Assessing declarative knowledge about the evolution of the universeMathematical Modeling in supervised teaching practice in the understanding of future teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

FRANCO, Patrícia Lopes Jorge; LONGAREZI, Andréa Maturano  and  MARCO, Fabiana Fiorezi De. A unidade teórico-prática da intervenção didático-formativa no contexto da docência. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.3, pp.705-723.  Epub Sep 30, 2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190030002.

A temática abarca a unidade teórico-prática da ação didático-formativa na docência de uma professora de Matemática e de estudantes do ensino fundamental em uma escola pública. Pesquisa longitudinal à luz da teoria histórico-cultural, método materialista histórico-dialético, cuja orientação teórico-metodológica favorece que sujeitos inter-relacionem suas atividades de ensino e de estudo na intervenção didático-formativa. Neste artigo o objetivo é discutir como a organização do ensino para o desenvolvimento do pensamento científico-teórico dos estudantes se constitui como conteúdo-forma no processo de desenvolvimento dos envolvidos. Resultados apontam que a professora apresenta desenvolvimento da ação mental sobre a docência, oferecendo elementos didáticos capazes de orientar estudantes a pensar e agir mediante a essência dos conceitos científicos na Álgebra. Alguns alcançaram certo domínio dos meios e das ações mentais lógicas do movimento interno representado pelo conceito teórico de funções e de equações lineares e quadráticas, a partir da essência de elos e nexos que os compõem.

Keywords : Ensino de matemática; Teoria histórico-cultural; Lógica dialética; Pensamento teórico; Didática desenvolvimental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )