SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3O que revelam os mapas conceituais dos meus alunos? Avaliando o conhecimento declarativo sobre a evolução do universoA Modelagem Matemática no contexto do estágio supervisionado segundo as compreensões de futuros professores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

FRANCO, Patrícia Lopes Jorge; LONGAREZI, Andréa Maturano  y  MARCO, Fabiana Fiorezi De. A unidade teórico-prática da intervenção didático-formativa no contexto da docência. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.3, pp.705-723.  Epub 30-Sep-2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190030002.

A temática abarca a unidade teórico-prática da ação didático-formativa na docência de uma professora de Matemática e de estudantes do ensino fundamental em uma escola pública. Pesquisa longitudinal à luz da teoria histórico-cultural, método materialista histórico-dialético, cuja orientação teórico-metodológica favorece que sujeitos inter-relacionem suas atividades de ensino e de estudo na intervenção didático-formativa. Neste artigo o objetivo é discutir como a organização do ensino para o desenvolvimento do pensamento científico-teórico dos estudantes se constitui como conteúdo-forma no processo de desenvolvimento dos envolvidos. Resultados apontam que a professora apresenta desenvolvimento da ação mental sobre a docência, oferecendo elementos didáticos capazes de orientar estudantes a pensar e agir mediante a essência dos conceitos científicos na Álgebra. Alguns alcançaram certo domínio dos meios e das ações mentais lógicas do movimento interno representado pelo conceito teórico de funções e de equações lineares e quadráticas, a partir da essência de elos e nexos que os compõem.

Palabras clave : Ensino de matemática; Teoria histórico-cultural; Lógica dialética; Pensamento teórico; Didática desenvolvimental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )