SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3A unidade teórico-prática da intervenção didático-formativa no contexto da docênciaCegueira botânica: é possível superá-la a partir da Educação? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

OLIVEIRA, Wellington Piveta  e  KATO, Lilian Akemi. A Modelagem Matemática no contexto do estágio supervisionado segundo as compreensões de futuros professores. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.3, pp.725-743.  Epub 30-Set-2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190030005.

Neste artigo, tecemos algumas reflexões acerca das compreensões dos estagiários quanto à inserção da Modelagem Matemática no Estágio Supervisionado. A interrogação que nos move: O que os estagiários que vivenciaram a inserção da Modelagem no Estágio compreendem sobre essa experiência? conduziu-nos ao desenvolvimento deste estudo qualitativo segundo a postura fenomenológico-hermenêutica, modo pelo qual emergiram as reflexões sobre essa inserção, na perspectiva dos estagiários. Reunimos depoimentos de estagiários que vivenciaram a experiência com a Modelagem no Estágio em uma universidade estadual paranaense e destacamos deles unidades de sentido, que, em um movimento de convergência, deram abertura a dois núcleos, os quais nos permitiram lançar as reflexões aqui empreendidas. Esse movimento nos mostrou que os estagiários reconhecem benefícios da Modelagem no contexto do Estágio como alternativa metodológica, caracterizando-se como uma configuração relevante para a formação inicial do professor. No entanto, destacaram obstáculos para poderem realizar o Estágio com Modelagem.

Palavras-chave : Modelagem matemática; Estágio supervisionado; Formação de professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )