SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3A Modelagem Matemática no contexto do estágio supervisionado segundo as compreensões de futuros professoresResistir ao presente: tensionando heranças modernas para pensar a Educação Ambiental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

NEVES, Amanda; BUNDCHEN, Márcia  y  LISBOA, Cassiano Pamplona. Cegueira botânica: é possível superá-la a partir da Educação?. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.3, pp.745-762.  Epub 30-Sep-2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190030009.

A cegueira botânica é definida como a incapacidade de perceber as plantas no ambiente. No intuito de verificar se a cegueira botânica pode ser superada a partir da educação analisaram-se publicações realizadas nos últimos vinte anos (1997-2017) que relacionam os termos cegueira botânica e ensino de botânica. Foram identificadas tendências de abordagens em torno do assunto, salientando-se problemáticas do ensino e estratégias para o seu aprimoramento e para a superação da cegueira botânica. Após o levantamento e a seleção das publicações, 48 artigos e resumos foram analisados e categorizados de acordo com sua abordagem em Metodologia, Concepção, Currículo e Integração. A despeito das diferentes abordagens verificadas em cada categoria, os resultados indicam que a inclusão das plantas de forma mais contextualizada e atrativa no cotidiano escolar dos estudantes representa um caminho à superação da cegueira botânica, e, por consequência, ao reconhecimento e valorização da biodiversidade vegetal.

Palabras clave : Cegueira botânica; Ensino de botânica; Currículo; Metodologia do ensino.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )