SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Plant blindness: is it possible to overcome it through Education?History and Philosophy of Science in the teaching of Cell Biology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

HENNING, Paula Corrêa. Resistir ao presente: tensionando heranças modernas para pensar a Educação Ambiental. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.3, pp.763-781.  Epub Sep 30, 2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190030011.

O artigo objetiva analisar o discurso inicial da ciência moderna como uma das condições de possibilidade para emergência da crise ambiental. Para isso, analisa o Novum organum, de Francis Bacon e O discurso do método, de René Descartes. A partir dos estudos foucaultianos sobre a função-autor e a atualização dos ditos no contemporâneo, busca-se elementos para problematizar o eterno retorno de nossas heranças modernas. Dá-se visibilidade a três reativações discursivas: aos modos atuais de encarar a ciência; a dupla posição do humano hoje e a objetificação da natureza. Abordando os fundamentos históricos, epistemológicos e filosóficos da Educação Ambiental (EA), esse artigo busca contribuir para pensarmos na responsabilidade dos professores e pesquisadores desse campo, olhando de modo provocativo para a crise ambiental que experienciamos. Examinando a crise, talvez pudéssemos, com o auxílio dos fundamentos da EA, tensionar nossas heranças modernas. Não para negá-las, mas para potencializar o desejo de resistir ao presente.

Keywords : Educação ambiental; Natureza; Filosofia da ciência; Crise ambiental; Michel Foucault.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )