SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Resisting the present: subjecting modern heritages to stress in order to think about Environmental EducationEnvironmental education and sustainability: is an interdisciplinary integration between basic education and universities possible? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

TEOFILO, Francisco Breno Silva  and  GALLAO, Maria Izabel. História e Filosofia da Ciência no ensino de Biologia Celular. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.3, pp.783-801.  Epub Sep 30, 2019. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320190030012.

A utilização de abordagens históricas e filosóficas tornou-se cada vez mais valorizada na busca de melhorar o ensino e a aprendizagem das Ciências. No entanto, é preciso atentar para o seu uso, já que entendimentos distorcidos da natureza da ciência podem ser expressos aos estudantes como verdades. O objetivo deste artigo é investigar como elementos relacionados com a História e a Filosofia da Ciência são inseridos em capítulos que introduzem o estudo da célula em 20 livros didáticos de Biologia para o ensino médio usados no período de 1965 a 2015. Foram estabelecidas categorias de avaliação: conteúdo teórico, ilustrações, exercícios, atividades e projetos, e, de recursos adicionais. Mediante análise de conteúdo foi detectada a presença de inserções que podem apresentar uma perspectiva superficial, linear, acumulativa, infalível, individualista e anacrônica da ciência. Na análise dos resultados foram evidenciadas tendências, carências e, principalmente, traçadas possibilidades quanto ao uso desses elementos no Ensino de Biologia Celular.

Keywords : Ensino de biologia; Ensino médio; Livro didático; História da Ciência; Filosofia da Ciência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )